18.10.07

Por que Noblat, Josias e cia não fazem blogs?

Re- publico o post do colega Demétrio de Azeredo Soster
ver original em : http://www.lambidadigital.blogspot.com/

Recomendo a todos a leitura do artigo Blogosfera e Jornalismo on-line no Brasil, ou porque Noblat, Josias e cia não fazem blogs, de Marcos Palácios. Entre outros, somos informados que "blogs jornalísticos são utilizados por 86% dos 100 maiores jornais norte-americanos na Internet". Mas também são tecidos comentários importantes no que toca à natureza dos blogs, em especial seu uso, o que se encaixa com o que conversamos há algumas aulas.Bueno, o tom geral do texto é uma crítica ao mau uso dos blogs, na verdade uma apropriação que os jornais fazem da ferramenta para fins de publicização do negócio a que eles estão vinculados (a interpretação é minha). A isso Palácios chama "(...) uma tentativa de apropriação redutora da ferramenta)".Traduzindo para o português: Noblat, Josias e cia não usam a ferramenta blog em sua potencialidade. Os blogs, conforme explica Palácios, "(...) têm como elemento constitutivo fundamental a criação de links com seus congêneres, num movimento de construção de comunidades de informação que se retro-alimentam, checam e comparam dados e interpretações, produzindo a multivocalidade que caracteriza os blogs". Segundo ele, os blogs de Noblat e Josias fazem exatamente o contrário.Cheguei ao texto em questão por um caminho deveras curioso: primeiro, soube do dito pelo livro O Ensino do Jornalismo em redes de alta velocidade, cujas referências podem ser encontradas nas sugestões de bibliografia do Lambida. Por meio do Google, alcancei o Blog do GJol e um link finalmente me projetou ao publicador do Google, onde está armazenado. Recomendo a todos a leitura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dr Toni não entendi essa de analisar o blog semanalmente. A Mariane nem atualiza o dela, kkkkkkkkkkkkkk, pra cabá, mas beleza, mas e aí, como eu faço, deixo um recado aqui no teu blog ou te mando email!? Me avise assim que puder. Ah mais uma coisa preciso conversar com você a respeito do jornal lá da Aliança Jovem, tô loko aqui porque tenho que me pautar e analisar o que vai ou não, pois quero uma sugestão sua e também algo que possa chamar a atenção do jovens para ler o jornal. Quero me basear também em dicas de matérias que posso ir atrás, dicas de sites onde posso encontrar artigos referentes a este público, coisa do gênero. O que tá acontecendo comigo é que eu não tô conseguindo me especificar nos assuntos. Coloquei em pauta vários assuntos e quero estipular somente alguns segmentos para deixar menos trabalhoso e mais consistente. Preciso de uma orientação, se puder me ajudar ficarei muito agradecido. Pensa a respeito e te encontro na segunda pra falar sobre isso e te levo o que eu esbocei para ser colocado no jornal e o que já selecionei. Valeu!?

Ótimo fim de semana.
Abraço!