14.11.07

Televisão na Internet

Uma das principais dúvidas que pairam sobre a internet é sobre a capacidade da mídia quanto a sua vocação de convergir todas as outras mídias para um mesmo local. As interrogações são maiores ainda quando se trata de vídeo. O You tube, por exemplo, grande sucesso de público, é lento e pode tirar do sério até mesmo os internautas que possuem uma boa conexão.
Mesmo com as dificuldades de conexão, velocidade e hospedagem, já estão no mercado dois projetos que pretendem oferecer (através do computador conectado na internet!) a sintonia de canais de televisão do mundo todo, e até mesmo a montagem de um canal particular a partir dos programas que já estão em rede.
A primeira ferramenta nesse sentido foi o JOOST, (http://joost.com) e que logo em seguida recebeu um concorrente, o BABELGUM. Os dois apresentam imagens são em tela cheia, em tempo real, e você pode escolher o que deseja assistir entre uma infinidade de canais e programas, de diferentes partes do planeta.
No Joost, por exemplo, você pode assistir o programa que quiser, na hora que quiser. Pode pausar, avançar, retroceder, enfim, você tem controle total sobre o que, e quando, deseja assistir.
Já o Babelgum (http://www.babelgum.com) é TV mundial através da Internet! Com ele você assiste vídeos gratuitamente no seu computador, também em tela cheia. No site há um acervo de vídeos, o que permite que você mesmo monte seus “canais”. O Babelgum, assim como o Joost, está em fase beta (experimental), portanto não espere que ele renda 100%. Os dois projetos podem ser baixados através do site http://www.gratis.com.br.
O mais interessante nessa história é que cada vez mais a tecnologia disponibiliza uma customização de consumo. Cada internauta poderá selecionar seu conteúdo preferido e montar uma programação particularizada, produzir algo e colocar em rede, enfim é uma possibilidade, inclusive, de ampliar a profissionalização em nível mundial!
Claro que nem tudo é um mar de rosas! Existem problemas técnicos gigantescos, mas se a internet já oferece isso, a tv digital, certamente, não tardará em oferecer. O importante é ficar atualizado sobre essas e outras novas ferramentas para não ficar muito atrás das ondas tecnológicas da WEB!
Este texto foi publicado originalmente no site www.megafone.com.br, visite !!

Nenhum comentário: